top of page

TIPOS DE PINTURA DE PAREDE: CONHEÇA AS TÉCNICAS MAIS FÁCEIS PARA RENOVAR SUA CASA

Atualizado: 23 de ago. de 2021

e você pensa em renovar sua casa, sem investir muito tempo e dinheiro, pode começar mudando a cor dos cômodos ou fazendo algum tipo de pintura de paredemais elaborada. Efeitos como o marmorizado, a pintura geométrica, meia parede, estêncil, degradê e cimento queimado estão super em alta e podem ser feitos com uma infinidade de combinações de cores.

E se você é daqueles que nunca pintou nem uma folha em branco, não se preocupe. Na matéria como pintar parede: um guia para bricoleiros de primeira viagem, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer uma pintura básica, de respeito. E ainda ver a lista completa de materiais que serão usados para a tarefa.


Se você pensa em renovar sua casa, sem investir muito tempo e dinheiro, pode começar mudando a cor dos cômodos ou fazendo algum tipo de pintura de paredemais elaborada. Efeitos como o marmorizado, a pintura geométrica, meia parede, estêncil, degradê e cimento queimado estão super em alta e podem ser feitos com uma infinidade de combinações de cores.

E se você é daqueles que nunca pintou nem uma folha em branco, não se preocupe. Na matéria como pintar parede: um guia para bricoleiros de primeira viagem, você vai tirar todas as suas dúvidas sobre como fazer uma pintura básica, de respeito. E ainda ver a lista completa de materiais que serão usados para a tarefa.


Pintura geométrica

Cores e formas têm passe livre em ambientes modernos, minimalistas e até lúdicos, criados com a popular pintura geométrica, que ainda tem os maiores volumes de busca no Pinterest. Para dar certo, é importante testar a combinação de cores antes e planejar os formatos escolhidos para a composição. Vale usar só triângulos ou mesclar formas redondas com outras retas.

Se você é mais chegado nos tons de cinza, essa pintura geométrica de Paloma Cipriano, especialista em trabalhos mão na massa, vai fazer o seu tipo. Como usa apenas triângulos, sua execução acaba sendo mais simples. Boa para iniciantes (e para quem se considera uma negação na arte do desenho).



Já a pintura geométrica do fotógrafo e rei do DIY Matheus Ilt é para os mais ousados e que sentem um pouco mais segurança na hora de pintar cantinhos e bordas. Aqui, ele mistura diversas formas para criar uma composição capaz de fazer qualquer cômodo parecer outros após algumas demãos de tinta e muita fita crepe. Confira o passo a passo abaixo e esperamos que você se anime!





Duas tendências que combinam muito: o geométrico e o estilo industrial. Para esse ambiente, foi escolhido um ponto de cor, o amarelo, que dá a falsa sensação de estar iluminando o móvel protagonista do ambiente. As demais cores neutras do ambiente destacam a pintura geométrica.


Fonte: Pinterest


A pintura geométrica é criativa e cheia de personalidade. Combina bastante com ambientes lúdicos, como quarto de criança, e permitem uma infinidade de combinações e desenhos. Para fazer, basta usar a técnica base ensinada por Paloma aqui no texto.


Fonte: Pinterest


O quarto de casal pode receber tons escuros, que são suavizados com a geometria da pintura. Use tons mais claros para dar esse efeito ou mesmo um friso dourado.


Fonte: Pinterest


Ambientes geralmente esquecidos na decoração de casa, o hall de entrada ou o cantinho vazio da sala também oferecem boas condições para esse tipo de pintura: tem parede branca e poucos, ou quase nenhum, móvel. As max formas em tons de cinza e rosa são o par ideal para um lustre rose gold (esquerda).


Fonte: Pinterest


A estética famosa da década de 1960 nunca sai de moda, é uma ótima opção para decorar as paredes dos escritórios e faz um mix interessante com móveis e pisos de madeira.


Fonte: Pinterest


Pintura degradê ou ombré wall

A pintura degradê, também conhecida como òmbre wall, começa com cores mais fortes e vai suavizando o tom, e é uma opção incrível para a sala. Mas antes de começar um projeto como esses, é preciso saber que você irá gastar muitas horas e energia para fazer o esse tipo de efeito. Muitas das encontradas no Pinterest, inclusive, são papéis de parede. O Youtuber Matheus Ilt fez um passo a passo ensinando a técnica básica.





O efeito ombré é elegante e traz personalidade para o ambiente. E é bastante versátil, já que funciona tanto com tons mais neutros, como o cinza, quanto com o unicórnio, colorido, que foi a escolha de Matheus. Os tons de azuis trazem tranquilidade para os quartos e combinam com ambientes rústicos e casas de praia.


Fonte: Pinterest


Pintura com efeito marmorizado ou marmorato

Elegante, o efeito marmorizado pode ser aplicado em apenas uma parede para mudar completamente o espaço. Para fazer esse efeito, você deve escolher uma tinta específica. Para que o acabamento fique perfeito, também é preciso se dedicar. Paloma Cipriano fez um vídeo ensinando do zero a fazer marmorizado.





O espaço do rack ganha novos ares com a técnica do marmorizado. Mesmo em cor neutra ele contribui bastante para a decoração do ambiente.


Fonte: Pinterest


Pintura com estêncil

O casal Gui e Renata, do @Canário Handmade, ensinam uma técnica rápida, simples e barata de pintura na parede conhecida como estêncil. Ela usa um molde como base, que pode ser mais elaborado ou feito com uma chapa de raio-x antiga que você tenha em casa. O material é resistente a líquidos e garante que o molde fique inteiro até o final da pintura. Confira nesse vídeo feito para o Casa de Verdade o passo a passo para fazer sua própria pintura com estêncil.





Normalmente a técnica de estêncil é adotada na hora de dar vida a arabescos e desenhos rebuscados, que seriam difíceis de desenhar à mão livre.


Fonte: Pinterest


É possível transformar um home office basicão em uma florestinha moderna e acolhedora usando pintura estêncil em formato de folha na meia parede. Aqui foram usados dois tons, sendo um mais claro, para dar o efeito de sombra da folhagem.


Fonte: Pinterest


Aqui o estêncil foi usado junto com a pintura geométrica cinza e azul para dar mais movimento ao quarto infantil.


Fonte: Pinterest


Uma ideia interessante é comprar pronto um estêncil com desenhos de traços finos e aplicá-lo em tons pastel ou prateados em uma base cinza ou clarinha. O ambiente fica delicado e moderno, como esses banheiros.


Fonte: Pinterest


Pintura cimento queimado

A pintura de parede cimento queimado chegou na decoração com o estilo industrial e nunca mais foi embora. Fácil de fazer, deixa a parede do cômodo com base em tons de cinza, que é neutra e combina com praticamente todos os estilos e cores de móveis. E, sem dúvida, é um dos tipos de pintura mais fáceis de fazer. Antes de passar o olho nas inspirações, veja como fazer esse efeito na sua casa. Mesmo sendo simples, existem alguns truques que devem ser seguidos durante a pintura para que o tom fique bonito e uniforme.





O cimento queimado funciona em diferentes ambientes e, como é neutro, recebe todo tipo de toque de cor na decoração. No quarto, pode ser aplicado na meia parede para destacar uma cabeceira branca e trazer personalidade para o cômodo.


Fonte: Pinterest


Esse ambiente traz a soma de dois elementos tendência. A parede em cimento queimado arrematada com quadros de padrões geométricos. Elegante e contemporâneo. Aqui, o cimento queimado é mais marcado e você pode escolher como quer o seu - mais marcado ou mais uniforme - durante a pintura.


Fonte: Pinterest


Porta colorida

Apesar de ter dimensões menores que uma parede, o efeito da pintura colorida na porta pode trazer ainda mais personalidade para a decoração. Isso porque a maioria das casas mantém esse item do jeito que vieram na loja: em madeira. A pintura pode ser sólida ou em duas cores e padrão geométrico, como ensina Karla Amadori nesse vídeo do Casa de Verdade.





Por ser um espaço menor e mais fácil de pintar (e repintar quando a cor enjoar), aproveite para soltar mais a criatividade. Talvez uma parede rosa e amarela na sala ficasse cansativa, mas na porta pode funcionar muito bem como ponto de cor do ambiente. Monocromática, geométrica, em tons fortes ou pastel. Demos aqui as inspirações mais bacanas para você se animar nesse DIY.


0 visualização0 comentário
bottom of page